Seu navegador não suporta javascript

A Escola vai para Casa - Osasco
 

 

Artigos e dicas

Como a Escola pode se Aproximar da Família

Falar em educação inclui falar também em família. Não dá para pensar numa educação de alta qualidade se a escola não considerar a família como parte essencial do processo.

Contudo, ao refletirmos sobre os porquês de a família não estar presente em meio às rotinas escolas, podemos pensar em vários pontos, mas, em vez de apontarmos os culpados, é mais interessante pontuarmos algumas ações que podem auxiliar nesse processo.

Abaixo, seguem algumas dicas de como a escola pode aproximar-se da família:

1) Conte com a ajuda de um Agente Educacional: No Programa Pró-Família, há agentes educacionais que, após receberem dos professores um parecer sobre o que ele deseja saber sobre a família do aluno, visitam a casa da família, fazendo uma ponte entre a escola e o contexto familiar do aluno.


2) Realize eventos que envolvam a comunidade (palestras com especialistas, cursos, oficinas culturais e eventos com a participação da família): Eventos desse tipo incentivam as famílias a ultrapassarem o portão da escola, a pisarem no pátio, a conhecerem de perto o ambiente que seus filhos passam boa parte do dia e, muito mais do que isso, ao realizarem eventos como citados acima, a escola mostra às famílias que a escola também é um espaço para elas.


3) Abra as portas para atender as famílias: Amplie o significado de abrir as portas, entendendo não apenas como portas e portões, mas também como uma forma de acessibilidade e de receptividade.


4) Estabeleça relações de diálogo com os pais e facilite o acesso da família dentro da escola: Muitas das vezes, portões trancados e sem ninguém para recepcionar quem chega à escola são grandes entraves para a vista das famílias, pois podem entender a barreira física como um sinal que elas não são bem-vindas na escola.


5) Permita que alguns pais participem de excursões com os alunos: Além de aumentar a segurança dos alunos durante as atividades fora do ambiente físico da escola, essa ação pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos dentro de casa e, consequentemente, o rendimento escolar do aluno será muito maior.


6) Oriente a família sobre as fases da criança (o que ela aprende a cada ano): Essa ação, sem dúvidas, favorecerá muito o diálogo entre as gerações, pois, em vez de estranharem determinado comportamento de seus filhos, as famílias vão entender que cada criança tem seu tempo de aprendizado e, com isso, o rendimento escolar da criança também será beneficiado.


7) Libere uma vez por semana os pais para levar seus filhos em sala de aula: Por mais que o horário da entrada dos alunos possa parecer tumultuado, essa é uma ação que ajuda a romper a barreira que existe entre escola e família.


8) Melhore o atendimento na secretaria: Um bom relacionamento interpessoal certamente é um dos caminhos para a paz dentro de quaisquer ambientes e, por isso, um sorriso de bom-dia, um olhar no rosto do pai de aluno e outras ações semelhantes podem passar uma mensagem positiva aos pais, aos alunos e a toda a comunidade escolar.


9) Estenda o horário de atendimento na secretaria: Uma flexibilidade no horário de atendimento da secretaria certamente vai aproximar mais a escola da família, pois se passa uma mensagem que a escola quer, realmente, a presença dos pais.


10) Biblioteca aberta para a família: Essa ação tem grande potencial para devolver às famílias o saudável hábito de ler para os filhos, aliás, muito mais do que isso, ler com os filhos.

Autoria: Agentes Educacionais do Programa Pró-Família no município de Osasco, São Paulo.






Mais Artigos e dicas

Mais Escola ou família, quem é a culpada?
Mais Dez Ações que as Escolas Podem Fazer para Criar uma Ótima Parceria Família-Escola
Mais Brincando também se aprende: Carrinhos e Bonecas estimulam a infância
Mais Elogiar é sempre bom - Aumente a autoestima de todos…
Mais A Participação dos Pais na Escola Influencia Uma Melhor Aprendizagem
Mais Em Osasco, agentes educacionais visitam famílias de alunos da rede municipal para dar Boas Vindas!
Mais Como a escola pode se aproximar da família.
Mais Ano novo, escola nova: como lidar com o período de mudança.
Mais “Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola”